O legado da pandemia

Há muitos anos atrás, uma jornalista italiana me contou seu segredo para entrevistar pessoas poderosas sem se intimidar: “imagine-as de roupas de baixo”. Sem a menor conotação sexual, sua mensagem foi precisa: somos todos humanos. 

Atualmente, estamos vivendo uma pandemia e eu tenho encontrado muitos aspectos positivos – ou seria melhor dizer: construtivos! – em meio a um sem fim de notícias catastróficas. Acho que um dos mais fortes para mim é a igualdade que este momento esta propiciando. Igualdade porque independente do saldo bancário ou da escolaridade a resposta para a pergunta “o que você mais gostaria de fazer quando estas restrições terminarem?” é unânime: abraçar um ente querido. Afinal, fazer uma vídeo chamada é possível, mas por mais que uma imagem aproxime, nada é como o toque. 

Eu também me peguei pensando que esta igualdade não é só no desejo. Na prática, hoje estamos todos iguais e vivendo um luto: a presença sem a presença física. Estamos encarando um desafio de equilibrismo: colocar-se no lugar do outro. A famosa empatia. Todos abrimos mão de liberdade de ir e vir para contribuir com a sociedade, para ajudar a humanidade. É por isso que em meio a pandemia tenho visto o copo sempre meio cheio. Parece que a ficha caiu: somos todos humanos, estamos no mesmo barco e precisamos entender que é preciso remar coordenadamente na mesma direção. A direção da vida. Não é colocar a culpa em um país ou criar teorias da conspiração. É fazer do limão uma limonada: aproveitar a empatia e assimilar que independente de nações, somos uma só engrenagem. É colocar a solidariedade como hábito diário mesmo depois que a crise passar. É entender e respeitar o que é essencial e repensar todos os caminhos e prioridades que nos trouxeram até aqui. O mundo nunca mais será o mesmo. E torço muito para que também não sejamos. Que possamos construir um mundo melhor com mais do que é de fato essencial: com mais tempo, mais amor e mais relações reais.

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s