Bolívia e Peru: um novo olhar sobre a beleza

Nos últimos 15 dias, em uma viagem louca de bike pela Bolívia e Peru que eu inventei e batizei de “Aventura nas Alturas” vi muita coisa bela. Bela mesmo…de arrancar suspiros! Viajando devagar, no ritmo que o ar rarefeito sempre a mais de 3800 metros acima do nível do mar permite, pude observar cada detalhe. Por muitas vezes me flagrei chorando, tamanha a emoção de estar em contato com este cenário, podendo aprender um pouco mais de outra cultura.

Cada dia agradeci a Deus….Contudo, nos últimos dias vem martelando em mim uma questão: Deus está apenas na beleza? 

Em muitas cidades e comunidades ao longo do caminho vi pobreza, vi lixo atirado no chão, casas simples feitas de barro, pedras e palha…E isso em nada mudou a emoção de poder contemplar este cenário. Vi uma beleza supreendente nesta gente guerreira, que vai e vem todos os dias do jeito que dá, produzindo e levando sua produção para vender…

A temperatura média aqui – no verão! – é de 9°C. O relevo é surpreendentemente dramático: sobe e desde sem moderação. O sol queima a pele. Nem por isso vi gente escondida ou reclamando da vida. Vi mulheres – muitas! – equilibrando um chapéu “côco” e levando em seu awayo o filho mais novo, vi elas fazendo artesanato e ainda assim sempre atentas no rebanho, pastoreando ovelhas, lhamas e até vacas. Vi elas capinando as plantações de domingo a domingo. Nas cidades, vi casas equilibradas no relevo e sem acabamento – dizem que é para pagar menos impostos – e um emaranhado de fios que é melhor nem pensar como não entram em curto circuito.

Diante de tudo isso alguém poderia exclamar: “coitados!” Eu contudo, comecei a ver diferente….comecei a ver Deus em todos estes cenários e pessoas. Reconheci neles o poder da superação. Recebi deles inspiração para seguir rodando, mesmo quando o coração doía ou o cansaço vinha prematuramente…Assim, acho que a beleza divina não segue padrões estéticos, porque ela está no coração da gente! Gracias Bolívia e Peru por mais este presente!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s