A matemática do Universo

Por mais que volta e meia tentem nos fazer acreditar que a vida é um “toma lá, dá cá”, eu não consigo me convencer. Finalmente, acho que agora vou conseguir explicar minha discordância, usando 3 exemplos de gratidão para formular esta equação…

Graça e eu

Em uma das lindas viagens que fiz de bike – de Maceió a Recife pela praia – conheci Graça. Não poderia ser nome mais exato. Depois de 3 dias de cenários de tirar o fôlego, chegamos em Recife. Eu já tinha um hostel reservado. Mas a Graça insistiu e fiquei na casa dela com os outros do grupo que também não eram de Recife. Foi muito especial e sempre pensei como poderia retribuir a tanto carinho e gentileza. Mas tudo que eu pensava parecia pouco diante do imenso carinho que recebi, e acabei nunca fazendo nada….Depois desta vez, ainda fiquei várias outras vezes na casa de Graça….até férias eu tirei lá.

Edgard e eu 😊

Alguns anos depois, em uma pedalada pela costa uruguaia por indicação de um amigo resolvi experimentar um site de hospitalidade para ciclistas. Mandei um mensagem e recebi a resposta afirmativa. Foi assim  que conheci Edgar, em Libertad. Ele me recebeu como rainha, ou melhor: como uma velha e querida amiga. Preparou salada de frutas, fez assado, preocupou-se em alcançar-me uma almofada –  para que eu  descansase o traseiro da pedalada – e um chapéu – para proteger-me do sereno. Conversas sobre a vida e a passagem do tempo foram longe sob o céu estrelado.

Carol e Carol! 😊

 Este ano, em minha última hospedagem solidária na África do Sul conheci Carol. Sim: Carol, minha xará. Cheguei até ela por intermédio de um casal que também me acolheu calorosamente em uma fazenda na região de Tsitsikama. Carol e seu marido são professores e moram dentro de uma escola. Eles e seus filhos são ciclistas também. Uma série de lindas coincidências que valem outra história! Depois de caminhar e conhecer um pouco da linda Woodridge College, conversamos muito. Em especial, sobre gratidão e gentileza. Sobre o prazer em servir ao próximo e a realização que isto traz. Quando na manhã seguinte ela veio carinhosamente me acordar com um café na cama e um sorriso e depois discretamente observei ela fazer o mesmo com seu marido e sua filha eu entendi a equação. Entendi finalmente a matemática do Universo aqui representada pela Graça, pelo Edgard e pela Carol. Entendi que não há forma mais precisa de retribuir todo o bem recebido do que espalhando mais bem. Era o que o Profeta Gentileza dizia: “gentileza gera gentileza”. E não, definitivamente não se trata do “toma lá, dá cá” pois é doação pelo prazer de doar, e não pela expectativa de receber. É uma sutileza: eu dou um abraço porque gosto de abraçar, e não porque quero outro….ainda que seja óbvio que quero abraços porque gosto deles. Mas, ainda que eles não voltem, seguirei abraçando….A matemática do Universo é infinitamente mais linda do que a matemática dos cadernos, porque não tem aquele sinal de igual nem tem qualquer exigência de um ou outro lado…todo o carinho e hospitalidade que recebi de “Graça”, por exemplo, eu só posso agradecer sefuindo seu exemplo e fazendo com o próximo o que ela fez comigo….Assim, tentei agradecer quando abri as portas da minha casa e do meu coração para a Zoe e o Olivier, ciclistas da Holanda e Bélgica. E foi assim com todos meus hóspedes: tentei sempre oferecer o meu melhor, mostrar a cidade e seus sabores, fazer com que sentissem “agasalhados”, como escreveu Maria, da Espanha, outra hóspede querida que recebi. E tenho a certeza da que tudo o que eu fizer será pouco para retribuir tudo que recebi da Graça, do Edgard e da Carol – e de outros tantos que injustamente não estou citando, mas que me acolheram também de forma maravilhosa. ( se citasse, este texto viraria uma enciclopédia!) 

Amor e gentileza são grandezes, são valores que se espalham sem endereço certo pelo legítimo prazer de compartilhar:  esta para mim é a matemática do Universo. Esta é a equação que faz sentido e  que faz meu coração bater. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s