Abaixo o Julgamento

Destes filmes besteirol da sessão  da tarde tirei uma coisa boa – além  do prazer de permitir ficar uma tarde fazendo nada – a frase final em que a mocinha-bandida do filme dizia mais ou menos assim: de que adianta julgar as pessoas? Falar que fulana é  gorda, não te faz magra – nem a ela; falar que Beltrana é  burra, não  te faz mais inteligente – nem ela,  e assim por diante… 

Confesso que naquele momento não me pareceu tão importante quanto de fato o é. Acontece que só agora, uns dias depois, “me caiu a ficha” ao lembrar de uma sentença dura e necessária que ouvi no último ano de alguém que com certeza me quer bem: “Carol, você deve julgar menos!” Naquele momento, eram tantas verdades que não  percebi o quão importante foi este conselho.  Mas, graças  a Deus, de uma forma ou de outra, consegui segui – lo.  E tudo ficou mais fácil! Na razão, está compreendido. Agora o desafio é  internalizar esta postura: não  julgar.

Engraçado como pimenta nos olhos dos outros sempre parece colírio….Me lembro de certa vez que fui fazer um pedal cascudo em grupo – uns 70km de estradão – e no final, depois de algumas deserções, alguém  do grupo que restou  confessou: “quando te vi chegando, com cestinhas de cipó na bike e de biquíni para pegar sol pensei: esta daí  não  vai nem até  a esquina…mas, no decorrer do caminho vi que estava muito enganado – és   cicloturistas nata.” E assim, eu que sou totalmente contra estereótipos, percebo agora quantas vezes caí na armadilha, gastando pensamentos e energias para julgar pessoas. Fui tão  tola quanto o colega ciclista que se fixou na fragilidade das minhas cestinhas…

 Julgar. De que isso adianta? Ninguém muda senão  por vontade própria…e, como as melhores lições da vida são  grátis, resolvi compartilhar.

A vida fica tão  mais leve sem julgamento. Sem sentenças ou inquisições, não  é preciso provar nada para ninguém…apenas fazer! Apenas viver!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s